lucien finkelstein

Lucien Finkelstein, joalheiro francês radicado no Rio de Janeiro, foi o primeiro no Brasil ao dar ao design de jóias o merecido destaque. Em 1969, ganhou o prêmio internacional De Beers em design de jóias, considerado o "Oscar" da joalheria mundial.

Ele criou a pulseira com a qual a Rainha Elizabeth II foi presenteada em sua visita ao Rio de Janeiro e desenhou joias em parceria com Di Cavalcanti. Suas criações sempre refletiram seu apurado senso estético, elegância e bom gosto. Inovação, qualidade e um olho treinado para escolher as mais puras e perfeitas gemas alçaram Lucien ao posto de joalheiro da nata do high society carioca, além de conquistar clientes como as ex-primeiras damas d.Sara Kubitchek (Brasil) e Madame Giscard d`Éstaing (França).

Suas peças enfeitaram editorias da Vogue (Brasil e França), Paris-Match, L`Officiel, Revista Manchete, Cruzeiro, Claudia, Desfile.... Em 1985, resolveu se dedicar exclusivamente a criação do Museu Internacional de Arte Naif do Brasil (MIAN), um presente deste Carioca honorário para sua cidade do coração.

Após seu falecimento em 2008, sua neta Tatiana Levy, assumiu sua paixão por jóias e agora em 2010 lança uma coleção de brincos, colares, anéis e pulseiras inspirada na tradição do passado, fazendo uma releitura contemporânea de clássicos Lucien Joaillier.

museu Naif livros publicados
 
Desenvolvido por Flávia Mendes